Camara pi 183

Presidente do legislativo apoia reeleição do prefeito Welberth

Presidente da Câmara e seu grupo embarcam na reeleição do atual prefeito de Macaé para 2024. De olho no transporte escolar vereador pede a instalação de câmeras. Jornalistas são atacadas por serem mulheres e ONG divulga censo das PcDs. Estas são as notícias desta edição extra do Blog. Vem comigo.

Por Lourdes Acosta em 27/10/2022 às 17:17:53

Presidente do legislativo apoia reeleição do prefeito Welberth I

A harmonia entre os poderes legislativo e executivo em Macaé, abriu precedente para o lançamento oficioso da pré-candidatura do prefeito Welberth Rezende à reeleição em 2024. O fato ocorreu no início desta semana (segunda, 24), durante a visita do presidente da Câmara de Vereadores, Nilton César (Pros), ao prefeito Welberth Rezende (Cidadania), para reafirmar o seu apoio e do seu grupo político na reeleição do atual Prefeito. Na ocasião, o vereador anunciou a empreitada. "Welberth é um grande parceiro nessa caminhada, a harmonia entre os poderes é fundamental para o desenvolvimento da cidade. Apoio e acredito na gestão do Prefeito Welberth Rezende, que tem como objetivo reconstruir nossa cidade. Reafirmo o meu compromisso em apoiar a reeleição do prefeito Welberth Rezende, para as eleições 2024 e me coloco à disposição de sair do PROS para embarcar no partido que o prefeito ingressar na disputa eleitoral", afirmou Cesinha.

Presidente do legislativo apoia reeleição do prefeito Welberth II

Não é de hoje que há um alinhamento político entre os poderes Legislativo e Executivo, a ponto da maioria dos edis votarem favoravelmente em projetos de interesse da prefeitura. A parceria é tão grande que muitos até têm sido "garotos propaganda" das ações e obras municipais, além de apresentarem requerimentos e projetos que beneficiam o cidadão de nossa cidade, de comum acordo com o atual alcaide. Agora, mesmo que a cidade esteja seguindo forte na retomada econômica (como costuma dizer o prefeito Welberth), não podemos esquecer que ainda há inúmeras famílias em vulnerabilidade social, ainda há escolas sem qualidade no ensino e ainda há filas enormes no sistema de saúde, entre outras políticas públicas...

De olho no transporte escolar

A indicação para que a prefeitura instale câmeras no transporte escolar da rede municipal, a fim de vigiar o trabalho com as crianças foi aprovada na quarta-feira (19), por unanimidade na casa legislativa macaense. A proposição, do vereador Amaro Luiz (PRTB), ocorre após acompanharmos estarrecidos o caso da criança de 5 anos de idade esquecida dentro de uma van escolar por 9 horas, pelos responsáveis do transporte, na última terça-feira (18). Segundo o autor, ele recebeu denúncias de maus-tratos aos alunos. A indicação foi endossada pelo presidente Cesinha (Pros) que propôs a realização de cursos para monitoras e monitores, além da posição das empresas. "Devemos cobrar não só dos funcionários, mas também dos diretores das empresas".

Jornalistas de todo o mundo já foram atacadas por serem mulheres I

Os ataques contra jornalistas mulheres no Brasil escalaram de tal maneira nos últimos meses que, em setembro, mês do primeiro turno das eleições, a violência contra as profissionais aumentou 250%, segundo a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji). Um novo levantamento mostra, agora, que esse é um problema global. Durante a Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), no final de setembro, lideranças da entidade e da luta pelos direitos das mulheres colocaram à mesa novos dados que formam um retrato da situação da população feminina no mundo. Entre assuntos que já foram destaque nas edições passadas, como violência doméstica, foi apresentado um recorte inédito: os riscos para jornalistas mulheres exercerem seu trabalho....

Jornalistas de todo o mundo já foram atacadas por serem mulheres II

A pesquisa diz que 49% das jornalistas já passaram por ataques de gênero e foram desqualificadas como mulheres com ofensas e xingamentos online. A pesquisa foi feita em 125 países. No geral, 73% das mulheres jornalistas já sofreram algum tipo de violência online relacionada ao seu trabalho. As agressões são ainda mais frequentes entre diferentes grupos sociais: por exemplo, 64% das repórteres brancas já foram agredidas, enquanto o número chega a 81% entre negras e a 88% entre profissionais lésbicas ou judias. Não à toa, foi constatado, após investigação, que mais de um terço (37%) de todos os ataques contra mulheres jornalistas online foram feitos por políticos ou indivíduos a eles relacionados, e que poderiam se beneficiar ao "calar" a voz de uma repórter.

Indicações do Executivo aprovadas na Câmara I

O objetivo foi o de promover melhorias na saúde, educação e assistência social para a população. O seriado de propostas desta semana, partiu de três parlamentares: Rond Macaé (Patriota), Reginaldo do Hospital (Podemos) e Luiz Matos (Republicanos). Na questão da Saúde, Rond Macaé foi o autor do pedido para a criação de um centro de diagnóstico por imagem, capaz de unificar em um único local a realização desses exames que são feitos no HPM e na rede privada. "A proposta é centralizar em uma unidade de referência e aumentar a qualidade no atendimento", explicou.

Indicações do Executivo aprovadas na Câmara II

No setor de Assistência Social, Reginaldo do Hospital solicitou uma unidade móvel para auxiliar o registro de famílias em vulnerabilidade social no Cadastro Único (CadÚnico) em Macaé. A justificativa seria o elevado número de pessoas que atualmente buscam assistência social e a enorme fila de espera para a inscrição. "Macaé tem 22 mil famílias nessa situação e mais de 50 mil cadastradas, tentando obter algum benefício. Uma unidade móvel poderia ir ao encontro de quem está na Região Serrana ou vive em comunidades mais distantes. O intuito é diminuir o tempo de espera e minimizar o sofrimento desses cidadãos", justificou o vereador.

Indicações do Executivo aprovadas na Câmara III

Na Educação do município, o vereador Luiz Matos, obteve a aprovação de cinco indicações de melhorias emergenciais em escolas da rede municipal. Ele solicitou reparos e manutenção geral na Escola Municipal José Bruno de Azevedo, localizada no bairro Malvinas e cobrou a necessidade de construção de uma unidade de educação infantil na localidade. Matos também pediu reparo nos pisos das salas de aula e a substituição imediata da cerca de proteção em arame e do portão azul de acesso à Escola Municipal Lions, no bairro da Glória. "São muitas as escolas necessitando de cuidados e funcionando de forma precária. Sabemos que o governo tem projeto para a construção de novas unidades, mas até lá algo precisa ser feito", assegurou.

ONG mostra desafios e divulga censo dos PcDs

A representante da Associação Motivados pelo Autismo (Mopam) mostrou no grande expediente da Câmara de Vereadores, nesta semana, as conquistas e desafios das Pessoas com Deficiência (PcD) na cidade. Agradecendo aos parlamentares envolvidos na causa, a diretora da ONG, Lúcia Anglada, relatou a luta por visibilidade, inclusão e direitos desse público. Na oportunidade, ela divulgou o censo, que começou a coletar informações das Pessoas com Deficiência para auxiliar na elaboração de políticas públicas. O questionário é digital e pode ser respondido até janeiro de 2023 no site da Prefeitura de Macaé. "É fundamental que as PcD ou seus familiares preencham o formulário para que o poder público possa planejar as próximas ações", disse. Além disso, lembrou as conquistas, com a lei municipal que garante prioridade de atendimento para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a que permite que estes tenham direito às vagas de estacionamento reservadas aos deficientes e cobrou ações em prol dessa população, como o passe social, o centro de referência para PcD e o concurso público para profissionais especializados, na Saúde e na Educação, além de praças com brinquedos adaptados.

_________________________

Lourdes Acosta

Jornalista - DRT/MTP 911 MA.

Macaé/RJ, 27/10/2022.

# Faltam dois dias para a eleição do segundo turno 2022...

# Aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) medida para determinar que não haja redução do serviço público de transporte coletivo de passageiros no dia 30 de outubro, data em que será realizado o segundo turno das Eleições Gerais de 2022. A norma foi incluída na Resolução nº 23.669/2021, que trata dos atos gerais do processo eleitoral. Quem desrespeitar a medida poderá ser enquadrado nos crimes eleitorais previstos nos artigos 297 e 304 do Código Eleitoral (Lei n° 4.737/1965), sem prejuízo de outras penalidades.

# Começou a ser veiculada nesta semana, nas emissoras de rádio e televisão parceiras do TSE, uma mensagem de esclarecimento da Corte sobre a importância do combate ao assédio eleitoral. O comunicado reforça que qualquer forma de coação a trabalhadores para votar em determinada candidatura é crime, e incentiva que a denúncia seja feita.

# Mensagem do Papa Francisco ao Brasil, durante saudação desta semana aos fiéis na Praça São Pedro, no Vaticano: "Que Nossa Senhora Aparecida livre o brasileiro do ódio, intolerância e violência".

# Lula: "Tebet é mulher de muita qualidade, pode exercer qualquer ministério".

# Bolsonaro chama comandantes militares para reunião ministerial antes de ofensiva contra TSE...

Zion
Luxhoki